segunda-feira, 16 de junho de 2008

Moradores simulam o próprio enterro em manifestação contra Ampla em Saracuruna.

Em represália aos péssimos serviços prestados na região pela concessionária de energia elétrica Ampla, moradores do bairro Saracuruna, em Duque de Caxias, realizaram no último dia 8, uma manifestação diferente pela manhã, na Praça em frente a estação de trem. Ao invés de enterrar simbolicamente a empresa, eles fizeram o próprio enterro com direto a caixão, velas e coroas de flores. Os moradores em seguida percorreram diversas ruas do bairro até a sede da empresa onde promoveram uma grande manifestação. Milhares de pessoas participaram da manifestação.
Desde de que a Ampla instalou novos chips para medição do consumo de energia das residências e do comércio local, as contas de luz aumentaram muito. As famílias que não têm condições de pagar tem o fornecimento cortado pela Ampla.
Um dos moradores do bairro, Sebastião Carlos, disse que a população está revoltada e que o movimento contou com a participação dos comerciantes que fecharam as portas de seus estabelecimento e mostrando o descalabro das contas antigas e novas. Eles lembraram também do acidente que por pouco não matou uma família inteira.
Sem condições de pagar as contas de luz que passaram de R$ 50 para mais de mil reais, uma moradora acendeu velas para iluminar a casa. Uma caiu no chão durante a noite e provocou incêndio em três casas. Em um outro caso, uma idosa com a luz cortada tropeçou dentro de casa e quebrou o fêmur.
O aumento das contas de luz atingiu também os pequenos comerciantes. Muitos não têm como pagar pelo consumo e estão fechando as portas.
Na Alerj
Na Alerj, a Comissão de Trabalho definiu, no mesmo dia 8, que irá encaminhar ao Ministério Público Federal (MPF) as informações obtidas sobre a Ampla para que se inicie uma ação judicial contra a empresa. O deputado Zito (PSDB) levou para a comissão uma lista com comprovantes de aumento das contas de moradores de Duque de Caxias.
Para o presidente da comissão, deputado Paulo Ramos (PDT), ficou claro que os serviços da Ampla não estão satisfatórios. "Também pretendo ir à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para verificar como está sendo feita a fiscalização sobre as distribuidoras de energia", completou Ramos.

Nenhum comentário: